sábado, 4 de junho de 2011

Iniciação e Aprendizagem no Futsal

Nas categorias de bases as aprendizagens motoras que aprimoram as qualidades físicas (gesto técnico), o cognitivo do conhecimento de jogo e do grupo (raciocinar o jogo) e a aprendizagem afetiva que tem relação do indivíduo entre si e com o entorno (jogos recreativos) são importantes para que o melhor desempenho na modalidade por quem apreende esses fundamentos.


Temos que colocar como objetivo no planejamento de treino para atletas de Futsal de todos os níveis, as noções de espaço-temporal e de sentido e direção. O espaço-temporal é a essência do jogo, que o atleta levará para toda sua vida no futsal. Está é uma qualidade que vai depender muito das experiências motoras vividas na infância, mas que devemos sempre procurar melhorar em nossos atletas. O atleta tem muita dificuldade em saber para onde se corre e a que tempo, sendo duas características importantes para qualquer sistema tático. Todas as direções e sentidos devem ser explorados (frente, costa, esquerdo, direito e diagonal). As crianças devem explorar todos os espaços da quadra, logo no aquecimento no início de cada aula ou treino.

 

O exemplo disso é quando se pede o atleta para correr na quadra e a mesma é frequentemente realizada em círculo (em volta da quadra), nunca buscando novos espaços na quadra e variando as direções. Nos trabalhos de passe, também temos que retirar os passes estáticos e fazê-los em movimentos como numa situação de jogo.

 


Com certeza o Futsal definitivamente é melhor jogado por quem aprende a raciocinar o jogo, por quem desenvolve melhor suas habilidades motoras, e claro, a formação do caráter do aprediz, já que muitos chegarão as ápice da pirâmide, vivendo, realmente, como profissionais do Futsal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário