sábado, 4 de junho de 2011

Cuidados Didáticos numa Sessão de Treinamento

a) Não use apito. Corrija seus atletas falando durante todo o treinamento. Procure se comunicar com todo o grupo em tom de voz alta e clara. (sem gritar).

b) Durante os treinamentos, não sente nunca e não fique parado. Caminhando você encontra sempre alguém que necessita de uma palavra, de ajuda. Passei pela área e faça o atleta senti que também merece atenção individual. Fale. Explique. Aconselhe. Seja firme.

c) Faça também observações individuais. Isto ajuda a combater a timidez da criança, aumenta o grau de confiança dela no seu trabalho.

d)    Antes de começar qualquer atividade, estabeleça objetivos e certifique-se que eles foram alcançados ao final da mesma, comunicando ao grupo individual ou coletivamente. Faça as considerações do que melhorou e do que precisa ser melhorado.

e)    Durante os jogos, divida com todos do plantel, suas orientações, inclusive com aqueles que você usa pouco. Ao pedir um tempo durante uma partida, exija que todos escutem suas explicações, de forma que todos possam compartilhar de suas idéias e sejam sabedores delas, caso seja necessário participar do jogo.

f)    Elabore exercícios onde o maior número de atletas participe de uma só vez.

g)    Não participe dos exercícios. Observe e corrija.

h)    Misture o plantel. Dê a oportunidade aos mais fracos de treinar com os mais fortes em alguns momentos de treino.

i)     Faça o entra e sai (titulares por reservas) durante as sessões de treinamento, educando os atletas para as situações de jogo.

j)    Incentive e escute opiniões.

k)    Controle e não permita a violência e a agressividade em excesso dos atletas.

l)      Reforce o positivo (“vejam como o fulaninho faz isso bem”) e o negativo (“tente fazer melhor, pois eu sei que você conseguirá”).

m)      Controlar bem os tempos de esforço. E a graduação dos exercícios. (Do mais fácil para o mais difícil).

n)    REGULARIDADE- Está é a chave para o sucesso. Execute e mande repetir. Faça outra vez. Volte a fazer. Peça de novo. No treino seguinte, tudo outra vez.

o)      Em quem seu atleta se espelha? Use os exemplos de jogos e jogadores ao vivo e através de teipes. Estas imagens valem mais que mil palavras.

p)   A qualidade dos seus exercícios é proporcional a motivação que seus atletas demonstram ao participar deles. Se for o contrário, esqueça. Tente outro.         

q)    O Treinador deve orientar material esportivo adequado: Uso de caneleira e não uso de short de surf, por exemplo.

r)    Deve-se orientar com relação a alimentação e a higiene do aluno/atleta.

s)    Deve ser cobrado do aluno/atleta rendimento satisfatório na escola.

t)    O Aluno/Atleta deve ser cobrado com relação à horário, disciplina, limites e no convívio com os colegas.

u)     No início de sua vida esportiva como atleta,Treinador não deve determinar as posições e sim deixar o atleta vivenciar.

v)    Fazer trabalhos bilaterais na iniciação para poder usar os dois pés no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário