terça-feira, 14 de junho de 2011

Observações da Regra de Goleiro no Futsal

"Nunca esqueça que a vaidade é inimiga do espírito de equipe."

(Bernardinho)

 ARREMESSO DE GOLEIRO


  1. Após haver tocado na bola ou arremessando-a com as mãos ou movimentado-a com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe em sua meia quadra de jogo, de forma intencional, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
Exemplo 1:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. Executa  o passe ainda na sua  meia quadra e permanece nela. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X)  INFRAÇÃO                 (   ) JOGADA NORMAL
 

Exemplo 2:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. Executa  o passe ainda na sua  meia quadra e DESLOCA-SE para a meia quadra de ataque. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   )  INFRAÇÃO                 (X) JOGADA NORMAL

Exemplo 3:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. CONDUZ a bola para a  meia quadra de ataque,  executa o passe e permanece nela. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   )  INFRAÇÃO                  (X) JOGADA NORMAL

Exemplo 4:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. CONDUZ a bola para a meia quadra de ataque,  executa o passe e RETORNA para sua meia quadra. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X)  INFRAÇÃO                 (   ) JOGADA NORMAL

Exemplo 5:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola na quadra de ataque. Executa o passe e RETORNA para sua meia quadra. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X)  INFRAÇÃO                 (   ) JOGADA NORMAL

Para os exemplos 4 e 5:

TEM QUE SABER SEMPRE ONDE INICIOU O LANCE. QUANDO ELE RECEBE A BOLA NA QUADRA DE ATAQUE TEM QUE VER SE ELE JÁ HAVIA TOCADO EM SUA QUADRA OU NÃO. SE ELE TINHA TOCADO EM SUA QUADRA E DEPOIS FOI PARA O ATAQUE  E RECEBEU E VOLTOU É FALTA. O IMPORTANTE É QUE ELE NÃO PODE RECEBER E TOCAR UMA SEGUNDA VEZ EM SUA QUADRA ANTES DE TOCAR EM ADVERSÁRIO.

  1. O ato de receber a bola de um companheiro na quadra de ataque e conduzi-la para sua meia quadra de defesa será considerada como segunda devolução e deverá ser punida com tiro livre indireto.
  1. Na quadra de ataque poderá receber normalmente a bola. (Como já era nos anos anteriores)
ARREMESSO DE META

  1. Após executar o arremesso de meta, o goleiro só poderá  receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional, depois que  a  mesma tenha sido jogada ou tocada pelo adversário. Não importando o local da quadra em que ele se encontra,  no momento da recepção da bola.

TIRO LATERAL

  1. Se o goleiro executar a cobrança do tiro lateral em sua meia quadra, ele não poderá receber a bola em sua meia quadra de seu companheiro (de forma intencional), antes que a mesma toque ou seja jogada pelo adversário.

Exemplo 1:

O goleiro da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral na sua meia quadra e permanece nela.  Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X)  INFRAÇÃO                               (   ) JOGADA NORMAL

Exemplo 2:

O goleiro da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral na sua meia quadra e DESLOCA-SE para a meia quadra de ataque.  Se neste momento (estando ele  na quadra de ataque) ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   ) INFRAÇÃO                               (X) JOGADA NORMAL
  

  1. Se for um companheiro que executou a cobrança do tiro lateral, o goleiro poderá receber uma vez em sua meia quadra.

Exemplo 1:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta em sua meia quadra de defesa. O goleiro recebe a bola e executa o passe de sua meia quadra e permanece nela.  Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X) INFRAÇÃO                                (   ) JOGADA NORMAL

Exemplo 2:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta em sua meia quadra de defesa. O goleiro recebe a bola e executa o passe de sua meia quadra e DESLOCA-SE para a meia quadra de ataque.  Se ele receber esta bola novamente (estando ele na quadra de ataque) de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   )  INFRAÇÃO                              (X) JOGADA NORMAL

Exemplo 3:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta na  meia quadra de ataque. O goleiro recebe a bola e executa o passe  e DESLOCA-SE para a  meia quadra de defesa.  Se ele receber esta bola novamente (estando ele na quadra de defesa) de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   )  INFRAÇÃO                              (X) JOGADA NORMAL

(PORQUE ELE ESTÁ TOCANDO NA BOLA PELA PRIMEIRA VEZ)

  1. Se o goleiro receber a bola em sua meia quadra de jogo vinda de um companheiro (tiro lateral) e o mesmo for de posse de bola para o ataque, ele poderá retornar com ela para a sua metade, sendo que ao retornar para sua meia quadra inicia-se a contagem de 4 segundos.

Exemplo 1:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta em sua quadra de defesa. O goleiro recebe a bola e de posse dela vai para a quadra de ataque e retorna para sua meia quadra de defesa.. Sem que em nenhum momento se desfaz da posse de bola.  Repete este procedimento várias vezes seguidas.
(   )  INFRAÇÃO                               (X) JOGADA NORMAL

(PORQUE SÓ RECEBEU UMA VEZ)

4. Se o goleiro receber a bola na quadra de ataque poderá retornar para sua meia quadra respeitando os 4 segundos.

Exemplo 1:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta na quadra de ataque. O goleiro recebe a bola e de posse dela retorna para sua meia quadra. Ficando de posse da mesma e antes de “estourar” o tempo de 4 segundos, o mesmo, ainda de posse da bola, desloca-se para a quadra de  ataque. Ficando por alguns segundos na quadra de ataque, ele retorna (novamente) com a bola para sua meia quadra. Repete este procedimento várias vezes seguidas.
(   )  INFRAÇÃO                              (X) JOGADA NORMAL

(PORQUE ELE ESTEVE SEMPRE DE POSSE DA BOLA, SÓ PODEMOS CONTAR OS 4 SEGUNDOS E A CADA VEZ QUE PASSA PARA QUADRA DE ATAQUE ZERA A CONTAGEM;

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário