segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Futsal é para Inteligêntes

Acreditamos que para jogarmos Futsal precisamos de muita inteligência. Por isso, vou escrever algo sobre este assunto.

Apenas pessoas inteligentes podem jogar Futsal, pois a modalidade não se joga com os pés, mas sim com o cérebro. Quem não tiver este atributo jamais poderá conhecer a “arte” desse esporte.

Admiramos muito os jogadores que utilizam a inteligência quando têm a posse da bola, que efetuam passes precisos, que têm visão de jogo e que escolhem sempre a melhor opção. Valorizo ainda mais aqueles que são inteligentes quando não têm a posse da bola, o que é mais difícil, e que acreditamos ser o grande diferencial dos grandes jogadores em relação aos outros... pois analisarmos uma partida de Futsal, verificamos que uma atleta passa a maior parte do tempo sem a bola do que em contato com ela.

Por isso, que consideramos que o mais importante num jogo de Futsal é a movimentação dos atletas (ofensivamente e defensivamente) quando não têm a posse da bola, pois toda a gente sabe movimentar com bola, no entanto, a grande diferença entre os maus e bons jogadores é que os bons sabem sempre o que têm que fazer quando não têm posse da bola, e para isso é preciso “pensar! O jogo a todo o momento, ou seja, ser inteligente.

Dicas para jogadores de Futsal


Primeira: Nunca se deve permanecer parado. Tem que estar em continuo movimento em toda a dimensão do campo.

Segunda: Tem que saber jogar quando não se tem a bola, e sobretudo se algum companheiro de equipa a tem (Dar apoios, fazer fintas, efetuar bloqueios, ocupar espaços vazios, etc...).

Terceira: Nunca deve deixar de observar a bola.

Quarta: O jogador deve ser generoso com os seus companheiros no momento de passar a bola. É preferível assistir um companheiro que falhar uma oportunidade clara de golo.

Quinta: Nunca deve dar uma bola como “perdida”.

Sexta: Todos os jogadores têm que defender atrás da linha imaginária horizontal que descreve a bola quando a equipa contrária ataca.

Sétima: Deve sempre colocar-se de forma a limitar a ação ofensiva do atacante e não deve entrar “de primeira” a roubar a bola, a não ser que a perna de apoio no solo do atacante, seja nesse momento aquele que domina (pé dominante nas execuções) a operação dos gestos técnicos.

Oitava: Os passes entre os colegas de equipa devem ser curtos e rasos para haver melhor controlo e tensos de forma a não serem interceptados. Os passes horizontais nunca devem ser executados na periferia da nossa área. Devem-se utilizar frequentemente os passes diagonais e verticais.

Nona: O último jogador (o que fecha) nunca joga bola individualmente face à falta de apoios, nem arrisca, pois se perde a bola pode originar o golo do adversário.

Décima: Deve ter paciência quando se iniciam jogadas, procurando jogar a bola entre todos os elementos da equipa. Sem “pressa” em finalizar as jogadas, devem-se executar os gestos técnicos com a maior velocidade e rapidez possível para a obtenção do golo. O tempo (segundos disponíveis) é precioso para a obtenção de remates à entrada da área adversária sobretudo quando existem erros defensivos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Congresso Técnico abre Liga Sudeste em Montes Claros

Montes Claros (MG) -Começou a Liga Sudeste de Futsal. Nesta quarta-feira (10/8), no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), foi realizado o congresso técnico da competição, que acertou os últimos detalhes antes da rodada inicial. Estiveram presentes os representantes dos clubes participantes e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Durante a reunião, os dirigentes conversaram sobre as regras da disputa, conferiram numeração e cores dos uniformes e sanaram dúvidas sobre o regulamento.José Raimundo, representante da CBFS, deu as boas-vindas às equipes e disse o que esperar do torneio. “Espero uma competição de alto nível e que cada um faça sua parte para que tenhamos sucesso no evento”, disse.

A Liga Sudeste começa nesta quarta e termina no próximo domingo (14/8). Serão seis equipes na disputa, e elas se enfrentam entre si em turno único. Ao final das cinco rodadas, quem fizer mais pontos será o campeão e, como prêmio, estará garantindo na Superliga 2012, competição que abre a temporada do salonismo brasileiro.

Nesta quarta, às 16 horas, Wimpro (SP) e Casa de España/Botafogo (RJ) abrem a competição. Às 17h30, é a vez de Praia/Pepsi/Velox (MG) estrearem no torneio. Por fim, às 19h30, V&M Minas (MG), atual bicampeão, e USS/Vassouras (RJ) encerram o primeiro dia de jogos.

O dia para se esquecer

Ontem a equipe do Ascover não mostrou a qualidade da sua equipe e saiu de Buritizeiro com vergonha das atuações, estas da equipe Infantil e Juvenil.

A equipe infantil ficou com medo de mostrar o futebol que realiza durante o treino, não utilizou as armas que tem para vencer a partida, se omitindo. Perdemos a partida de 9x1 para a equipe do AMB-A de Buritizeiro.

Já o juvenil entrou em quadra precisando de uma vitória para pensar na classificação, mas a atuação da equipe ficou a baixo da média, não realizando a atuação do jogo anterior. Perdemos também para a equipe do Sport por 8x3.

Esse dia vai ser para esquecer.

Jogos realizados pelo Ascover

Na ultima quinta-feira (04/08) a equipe do Ascover entrou em quadra com a categoria Infanto e Juvenil. A categoria infanto obteve uma vitória importante. Já o Juvenil fez um excelente jogo, mas não conseguiu sair com a vitória.
A equipe Infanto começou perdendo o jogo de 3x1, terminando o primeiro tempo com o placar de 3x2 para a equipe adversária. No segundo tempo a equipe do Ascover obteve uma reação, jogando com inteligência e saindo com a vitória, com o placar de 5x3.


No próximo jogo da equipe do Ascover (juvenil), a equipe enfrentou a forte equipe de Buritizeiro. Foi uma partida muito equilibrada, com oportunidades de gol para as duas equipes. Com um gol contra, a equipe do Ascover saiu derrotada, ou seja, 1x0 para a equipe de Buritizeiro. Porém, a equipe do Ascover esta de parabéns pela partida realizada.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Falta intelligência para mostrar o grande futebol

O treinador do Ascover Giovanni Bastos Guerra está preocupado com as atuações da sua equipe na Copa InterTV Grande Minas, realizada na cidade de Buritizeiro. O mesmo não está gostando da falta de um sistema de ataque, sempre se igualando na forma de jogar da equipe adversária.


O treinador diz o seguinte:


Os nossos atletas tem uma alta qualidade técnica e tática, mas não conseguem reproduzir isso durante a partida. Quando pegamos uma equipe com um grau técnico/tático inferior, não conseguimos imprimir nossa forma de jogar. O que fazemos durante os treinamentos são completamente esquecidos durante os jogos. Não estou gostando das atuações da nossa equipe, sei que eles podem mais do que isso”.


O treinador falou depois da vitória da equipe Juvenil (17 e 18 anos), na partida de hoje realizada pela fase de grupos da competição. A equipe começou ganhando por 2x0, deixando a equipe adversária empatar. Só conseguiram virar o jogo no final do segundo tempo e com certa dificuldade. Agora a equipe do Ascover vai para a próxima partida que será realizada na quinta-feira (04/08/11) as 19:00 horas.