quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Você é craque?

Craques nascem feitos ou se formam craques?


No meio salonista tem equipes e atletas se considerando campeões e os melhores jogadores de sua cidade. Para formar-se craque realmente, depende de dois fatores principais, que aprendemos em biologia, já no primeiro grau: O genótipo (carga genética que trazemos de nossos pais e antepassados) e do fenótipo (a influencia do meio onde vivemos os estímulos que recebemos e as oportunidades de realizar um treinamento de qualidade). E para a equipe, levar em conta a execução, a coesão da equipe e muito esforço. Isso é treinamento.

Quantos bons jogadores de bola conhecemos e que não vimos triunfar em nenhuma equipe de futebol ou futsal? Por quê? Como explicamos?

Apesar da habilidade inata, não progrediu ao estrelato e, ao contrario, alguns jogadores de técnica discutível conseguem chegar ao apogeu em importantes equipes. Eles são importantes taticamente e indispensáveis no funcionamento das equipes.


Os craques têm que aprender segundo os parâmetros motores, cognitivos e afetivos e não levar em conta somente o seu genótipo. Portanto o que treinamos, o que botamos para dentro da cabeça do nosso atleta e o ambiente facilitador da aprendizagem que criamos que irá fazer de você um craque.

O que você acha? Aguardamos as opiniões de nossos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário