sexta-feira, 6 de abril de 2012

Não somos parecidos com o Futebol, nosso esporte se chama Futsal


Jogo de elevada exigência técnica, dinâmico e com características próprias

A falta de literaturas e de uma clara definição sobre o Futsal ainda proporcionam comparações com Futebol, atrasando nossa evolução como modalidade própria com características e elementos específicos.

O Futsal não é um esporte parecido com o Futebol sob meu ponto de vista, possuímos independência técnica e tática e visivelmente física.

Talvez o fato de ser praticado em um terreno de jogo onde os objetivos e as regras são "parecidas", onde se desenvolve um confronto entre duas equipes e cujo objetivo é vencer a imposição de uma defesa a fim de concretizar um lance de ataque com sucesso e que este represente o grande momento do jogo, o Gol. Posso assegurar que o Futsal é diferente e possivelmente acabe aqui as nossas semelhanças.

Estas semelhanças confundem e impedem que o Futsal possua sua própria identidade e por consequência tenhamos nossos conceitos e características bem definidos.

Objetivo deste tema e de despertar o interesse pelas nossas particularidades, oportunizar senso critico e conceituar o Futsal.

Posso rapidamente elencar nossas particularidades e de forma resumida justificar a necessidade de conceituar o Futsal como modalidade própria.

Convivemos em um “terreno” de jogo incerto, com problemática e muito imprevisível, antes que alguém possa me dizer que estas características também estão presentes no Futebol, me antecipo que a grande diferença está exatamente no tempo de ação/reação para a resolução dessas situações, o Futsal possui elevado grau de dificuldade e o atleta por sua vez necessita de uma velocidade psico/motora integrada para agir em frações de segundos. Essa é nossa característica principal, sermos velozes na Ação Cognitiva e nas Ações Motoras, nossas respostas são imediatas e isso nos torna diferente.


Outro ponto determinante para justificar meu tema, são as características multifuncionais dos atletas de Futsal que por obrigação precisam atacar e defender com o mesmo grau de exigência, habituar-se a jogar em posições de defesa e ataque e cumprir as tarefas predominantes nestas posições, não se pode ter liberdade para somente atacar ou restrições para somente defender, no Futsal os sistemas são interligados e, portanto as funções executadas precisam também estarem interligadas.

O atleta de Futsal participa da partida durante períodos/ciclos do jogo, saí e retorna ao mesmo para continuar competindo, estas possibilidades elevam a dinâmica e a exigência física do jogo, tornando-o continuo e muito intenso.
Somos diferentes e somos específicos, nosso esporte é o Futsal.

Postado por Marquinhos Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário