quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vem ai a Terceira Fase dos Jogos Escolares (JEMG)

Na semana que vem, dos dias 27 de junho a 02 de julho, Bocaiúva receberá cerca de 1500 atletas na etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

A cidade de Pirapora vai estar bem representada pelas Escolas da FUNAM e do IFET, que estarão levando as modalidades de Handebol feminino e masculino, tanto no módulo I (sub 15) como no módulo II (sub 17). A cidade de Buritizeiro também representará o seu município com a equipe de Futsal no módulo II.

Sem dúvida o JEMG é um forte aliado na promoção do bem-estar de milhares de jovens e esperamos que o JEMG em Bocaiúva possa proporcionar muito mais que belas jogadas. Que ele seja a porta de entrada para a integração e crescimento humano.

Confira a tabela dos Jogos (clique aqui) e fique por dentro do que acontecerá em Bocaiúva.

Boa sorte as equipes de Pirapora e Buritizeiro.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Classificação do SESI para a Próxima fase

No domingo passado nas dependências do Clube SESI MINAS, aconteceu uma partida pelo Campeonato Mineiro de Futsal do Interior.

A partida foi entre a equipe do SESI Curvelo contra o SESI Pirapora.


A equipe de Pirapora mandou no jogo do início ao fim, perdendo várias oportunidades de gol.
O SESI Pirapora venceu a partida com facilidade e se classificou com o resultado para a próxima fase da competição.

Parabéns a equipe do SESI MINAS. Agora é treinar muito para a próxima fase. Estamos torcendo por vocês.

domingo, 19 de junho de 2011

Primeira Vitória da Equipe Sub 15 do Ascover

A equipe Sub 15 do Ascover realizou um jogo no dia 18 de junho de 2011 contra a equipe do CENEC (Colégio Pirapora) que irá disputar os jogos da rede CENEC em Unaí.

A equipe do Ascover começou perdendo o jogo e logo em seguida esboçou uma reação. A partida terminou no placar de 7x3 para a nossa equipe.

É a primeira vitória da nossa equipe esse ano. A evolução faz parte de um bom trabalho.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Observações da Regra de Goleiro no Futsal

"Nunca esqueça que a vaidade é inimiga do espírito de equipe."

(Bernardinho)

 ARREMESSO DE GOLEIRO


  1. Após haver tocado na bola ou arremessando-a com as mãos ou movimentado-a com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe em sua meia quadra de jogo, de forma intencional, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
Exemplo 1:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. Executa  o passe ainda na sua  meia quadra e permanece nela. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X)  INFRAÇÃO                 (   ) JOGADA NORMAL
 

Exemplo 2:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. Executa  o passe ainda na sua  meia quadra e DESLOCA-SE para a meia quadra de ataque. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   )  INFRAÇÃO                 (X) JOGADA NORMAL

Exemplo 3:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. CONDUZ a bola para a  meia quadra de ataque,  executa o passe e permanece nela. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   )  INFRAÇÃO                  (X) JOGADA NORMAL

Exemplo 4:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. CONDUZ a bola para a meia quadra de ataque,  executa o passe e RETORNA para sua meia quadra. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X)  INFRAÇÃO                 (   ) JOGADA NORMAL

Exemplo 5:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola na quadra de ataque. Executa o passe e RETORNA para sua meia quadra. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X)  INFRAÇÃO                 (   ) JOGADA NORMAL

Para os exemplos 4 e 5:

TEM QUE SABER SEMPRE ONDE INICIOU O LANCE. QUANDO ELE RECEBE A BOLA NA QUADRA DE ATAQUE TEM QUE VER SE ELE JÁ HAVIA TOCADO EM SUA QUADRA OU NÃO. SE ELE TINHA TOCADO EM SUA QUADRA E DEPOIS FOI PARA O ATAQUE  E RECEBEU E VOLTOU É FALTA. O IMPORTANTE É QUE ELE NÃO PODE RECEBER E TOCAR UMA SEGUNDA VEZ EM SUA QUADRA ANTES DE TOCAR EM ADVERSÁRIO.

  1. O ato de receber a bola de um companheiro na quadra de ataque e conduzi-la para sua meia quadra de defesa será considerada como segunda devolução e deverá ser punida com tiro livre indireto.
  1. Na quadra de ataque poderá receber normalmente a bola. (Como já era nos anos anteriores)
ARREMESSO DE META

  1. Após executar o arremesso de meta, o goleiro só poderá  receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional, depois que  a  mesma tenha sido jogada ou tocada pelo adversário. Não importando o local da quadra em que ele se encontra,  no momento da recepção da bola.

TIRO LATERAL

  1. Se o goleiro executar a cobrança do tiro lateral em sua meia quadra, ele não poderá receber a bola em sua meia quadra de seu companheiro (de forma intencional), antes que a mesma toque ou seja jogada pelo adversário.

Exemplo 1:

O goleiro da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral na sua meia quadra e permanece nela.  Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X)  INFRAÇÃO                               (   ) JOGADA NORMAL

Exemplo 2:

O goleiro da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral na sua meia quadra e DESLOCA-SE para a meia quadra de ataque.  Se neste momento (estando ele  na quadra de ataque) ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   ) INFRAÇÃO                               (X) JOGADA NORMAL
  

  1. Se for um companheiro que executou a cobrança do tiro lateral, o goleiro poderá receber uma vez em sua meia quadra.

Exemplo 1:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta em sua meia quadra de defesa. O goleiro recebe a bola e executa o passe de sua meia quadra e permanece nela.  Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(X) INFRAÇÃO                                (   ) JOGADA NORMAL

Exemplo 2:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta em sua meia quadra de defesa. O goleiro recebe a bola e executa o passe de sua meia quadra e DESLOCA-SE para a meia quadra de ataque.  Se ele receber esta bola novamente (estando ele na quadra de ataque) de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   )  INFRAÇÃO                              (X) JOGADA NORMAL

Exemplo 3:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta na  meia quadra de ataque. O goleiro recebe a bola e executa o passe  e DESLOCA-SE para a  meia quadra de defesa.  Se ele receber esta bola novamente (estando ele na quadra de defesa) de seu companheiro de  forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:
(   )  INFRAÇÃO                              (X) JOGADA NORMAL

(PORQUE ELE ESTÁ TOCANDO NA BOLA PELA PRIMEIRA VEZ)

  1. Se o goleiro receber a bola em sua meia quadra de jogo vinda de um companheiro (tiro lateral) e o mesmo for de posse de bola para o ataque, ele poderá retornar com ela para a sua metade, sendo que ao retornar para sua meia quadra inicia-se a contagem de 4 segundos.

Exemplo 1:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta em sua quadra de defesa. O goleiro recebe a bola e de posse dela vai para a quadra de ataque e retorna para sua meia quadra de defesa.. Sem que em nenhum momento se desfaz da posse de bola.  Repete este procedimento várias vezes seguidas.
(   )  INFRAÇÃO                               (X) JOGADA NORMAL

(PORQUE SÓ RECEBEU UMA VEZ)

4. Se o goleiro receber a bola na quadra de ataque poderá retornar para sua meia quadra respeitando os 4 segundos.

Exemplo 1:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta na quadra de ataque. O goleiro recebe a bola e de posse dela retorna para sua meia quadra. Ficando de posse da mesma e antes de “estourar” o tempo de 4 segundos, o mesmo, ainda de posse da bola, desloca-se para a quadra de  ataque. Ficando por alguns segundos na quadra de ataque, ele retorna (novamente) com a bola para sua meia quadra. Repete este procedimento várias vezes seguidas.
(   )  INFRAÇÃO                              (X) JOGADA NORMAL

(PORQUE ELE ESTEVE SEMPRE DE POSSE DA BOLA, SÓ PODEMOS CONTAR OS 4 SEGUNDOS E A CADA VEZ QUE PASSA PARA QUADRA DE ATAQUE ZERA A CONTAGEM;

    segunda-feira, 13 de junho de 2011

    Amistosos entre Funam e Sesi Minas

    Nos dias dos namorados o SESI MINAS realizou uns jogos de integração contras as equipes da FUNAM.

    Os jogos foram na modalidade Futsal, nas categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 15. Uma boa iniciativa dos Professores Francisco Caires (Tito) e Giovanni Guerra, movimentando a garotada.

    Os placares das partidas foram:

    Categoria Sub 11 à Sesi 4 x 1 Funam
    Categoria Sub 13 à Sesi 6 x 5 Funam
    Categoria Sub 15 à Sesi 2 x 1 Funam

    A garotada está de parabéns, e que esta iniciativa continue acontecendo, pois o esporte é uma ferramenta de transformação do ser humano, principalmente das crianças e adolescentes.










    Primeiro Amistoso do Ascover Principal

    A equipe principal do Ascover imprimiu um ritmo de jogo forte contra a equipe do SESI MINAS no último domingo (12/06/11). O jogo foi um amistoso entre as duas equipes.

     
    A equipe do Ascover fez um excelente primeiro tempo, abrindo 2x0 contra a equipe do SESI. Com um poder ofensivo muito forte, a equipe do Ascover não teve muitas dificuldades em fazer esse placar. A equipe do SESI estava um pouco apática.


    No segundo tempo a equipe do SESI esboçou uma reação, com boas mudanças, chegando a virar o placar para 3x2. A nossa equipe começou o segundo tempo com apatia e achando que o jogo estava ganho, não respeitando a boa equipe do SESI. No final do jogo, a nossa equipe conseguiu empatar o jogo e ficando em 3x3 o placar final.

    Foi o primeiro amistoso da equipe do Ascover principal neste ano. Foi um bom começo de trabalho.

    *** Futsal Competitivo é um desporto exclusivo para atletas capazes de pensar e refletir.***

    sábado, 11 de junho de 2011

    Parabéns Ascover Sub 15

    Em mais um jogo treino, depois de dois meses de treinamento, o Ascover Sub 15 surpreendeu no jogo contra o SESI MINAS no dia 10-06-11, em Pirapora. O elenco jogou com obediência e conseguiu fazer o que foi treinado até o momento.


    O resultado e a evolução dos nossos atletas mostram que uma periodização do treinamento, objetivando metas, leva qualquer equipe a perto da perfeição. O primeiro jogo da equipe contra o SESI, no mês de maio, terminou com o resultado de 9x2. Já o jogo desta sexta-feira (10/06/11) foi apenas 5x2, com direito a um pênalti perdido por nossa equipe.


    Nós fizemos um jogo ruim e outro bom contra a forte equipe do SESI e isso nos deu uma moral a mais, para continuar com nosso trabalho.

    Veja alguns gols da partida:



    Vamos lá Ascover.
     
    Isso é mais que um clube, é uma família.

    terça-feira, 7 de junho de 2011

    Sesi Minas mostrou sua força em Montes Claros

    No ultimo domingo dia 05/06/2011 na Cidade de Montes Claros foi realizado a primeira partida do returno do Campeonato Mineiro de Futsal Sub 15.
    O jogo foi entre a equipe do Montes Claros Tênis Clube e a equipe do Sesi Esporte Pirapora.

    Como havia perdido em casa na ultima rodada a equipe do Sesi tinha que ganhar fora de casa para se manter vivo no Campeonato. Foi um jogo disputado até o final com muita emoção.

    A equipe do Sesi entrou mais ligada na partida e logo no primeiro tempo abriu 2x0 com gols de João Pedro e Victor Andrade. A partir dai o MCTC começava a agredir, mas encontrava a defesa Piraporense bem postada, e assim, acabando a primeira etapa em 2x0 para a equipe visitante.

    Logo ao se iniciar a segunda etapa da partida, a equipe do Sesi ampliou o placar em uma bela jogada do pivô Caio, fazendo então 3x0. No decorrer da partida a equipe Montes Claros consegui diminuir o placar fazendo 2 gols deixando então a partida bastante emocionante. Com muita raça a equipe do Sesi Esporte Pirapora consegui segurar o placar terminando assim por 2x3.

    Veja o que disse o goleiro Sérgio da equipe do Sesi:

    "Foi um jogo muito bom para a nossa equipe, onde conseguimos fazer varias jogadas e alguns bons contra-ataques. Conseguimos abrir uma boa diferença que infelizmente em um momento de oscilação da nossa equipe deixamos o adversário diminuir e assim deixando o jogo bastante tenso. Mais graças a Deus suportamos a pressão e saímos vitoriosos. Agora é trabalhar para que podemos fazer nosso papel de casa contra a equipe do Sesi Curvelo."

    Com a vitória sobre o MCTC a classificação se embolou, deixando o Sesi Pirapora e o MCTC cada um com 6 pontos em 3 partidas disputadas, a equipe Piraporense leva vantagem no saldo de gols. O próximo confronto será no dia 19/06/2011 as 11:00 horas contra a equipe do Sesi Curvelo no SESI MINAS. O SESI espera total apoio da torcida.

    sábado, 4 de junho de 2011

    Cuidados Didáticos numa Sessão de Treinamento

    a) Não use apito. Corrija seus atletas falando durante todo o treinamento. Procure se comunicar com todo o grupo em tom de voz alta e clara. (sem gritar).

    b) Durante os treinamentos, não sente nunca e não fique parado. Caminhando você encontra sempre alguém que necessita de uma palavra, de ajuda. Passei pela área e faça o atleta senti que também merece atenção individual. Fale. Explique. Aconselhe. Seja firme.

    c) Faça também observações individuais. Isto ajuda a combater a timidez da criança, aumenta o grau de confiança dela no seu trabalho.

    d)    Antes de começar qualquer atividade, estabeleça objetivos e certifique-se que eles foram alcançados ao final da mesma, comunicando ao grupo individual ou coletivamente. Faça as considerações do que melhorou e do que precisa ser melhorado.

    e)    Durante os jogos, divida com todos do plantel, suas orientações, inclusive com aqueles que você usa pouco. Ao pedir um tempo durante uma partida, exija que todos escutem suas explicações, de forma que todos possam compartilhar de suas idéias e sejam sabedores delas, caso seja necessário participar do jogo.

    f)    Elabore exercícios onde o maior número de atletas participe de uma só vez.

    g)    Não participe dos exercícios. Observe e corrija.

    h)    Misture o plantel. Dê a oportunidade aos mais fracos de treinar com os mais fortes em alguns momentos de treino.

    i)     Faça o entra e sai (titulares por reservas) durante as sessões de treinamento, educando os atletas para as situações de jogo.

    j)    Incentive e escute opiniões.

    k)    Controle e não permita a violência e a agressividade em excesso dos atletas.

    l)      Reforce o positivo (“vejam como o fulaninho faz isso bem”) e o negativo (“tente fazer melhor, pois eu sei que você conseguirá”).

    m)      Controlar bem os tempos de esforço. E a graduação dos exercícios. (Do mais fácil para o mais difícil).

    n)    REGULARIDADE- Está é a chave para o sucesso. Execute e mande repetir. Faça outra vez. Volte a fazer. Peça de novo. No treino seguinte, tudo outra vez.

    o)      Em quem seu atleta se espelha? Use os exemplos de jogos e jogadores ao vivo e através de teipes. Estas imagens valem mais que mil palavras.

    p)   A qualidade dos seus exercícios é proporcional a motivação que seus atletas demonstram ao participar deles. Se for o contrário, esqueça. Tente outro.         

    q)    O Treinador deve orientar material esportivo adequado: Uso de caneleira e não uso de short de surf, por exemplo.

    r)    Deve-se orientar com relação a alimentação e a higiene do aluno/atleta.

    s)    Deve ser cobrado do aluno/atleta rendimento satisfatório na escola.

    t)    O Aluno/Atleta deve ser cobrado com relação à horário, disciplina, limites e no convívio com os colegas.

    u)     No início de sua vida esportiva como atleta,Treinador não deve determinar as posições e sim deixar o atleta vivenciar.

    v)    Fazer trabalhos bilaterais na iniciação para poder usar os dois pés no futuro.

    Iniciação e Aprendizagem no Futsal

    Nas categorias de bases as aprendizagens motoras que aprimoram as qualidades físicas (gesto técnico), o cognitivo do conhecimento de jogo e do grupo (raciocinar o jogo) e a aprendizagem afetiva que tem relação do indivíduo entre si e com o entorno (jogos recreativos) são importantes para que o melhor desempenho na modalidade por quem apreende esses fundamentos.


    Temos que colocar como objetivo no planejamento de treino para atletas de Futsal de todos os níveis, as noções de espaço-temporal e de sentido e direção. O espaço-temporal é a essência do jogo, que o atleta levará para toda sua vida no futsal. Está é uma qualidade que vai depender muito das experiências motoras vividas na infância, mas que devemos sempre procurar melhorar em nossos atletas. O atleta tem muita dificuldade em saber para onde se corre e a que tempo, sendo duas características importantes para qualquer sistema tático. Todas as direções e sentidos devem ser explorados (frente, costa, esquerdo, direito e diagonal). As crianças devem explorar todos os espaços da quadra, logo no aquecimento no início de cada aula ou treino.

     

    O exemplo disso é quando se pede o atleta para correr na quadra e a mesma é frequentemente realizada em círculo (em volta da quadra), nunca buscando novos espaços na quadra e variando as direções. Nos trabalhos de passe, também temos que retirar os passes estáticos e fazê-los em movimentos como numa situação de jogo.

     


    Com certeza o Futsal definitivamente é melhor jogado por quem aprende a raciocinar o jogo, por quem desenvolve melhor suas habilidades motoras, e claro, a formação do caráter do aprediz, já que muitos chegarão as ápice da pirâmide, vivendo, realmente, como profissionais do Futsal.

    sexta-feira, 3 de junho de 2011

    Shaquille O'Neal anuncia sua aposentadoria das quadras

    Após 19 temporadas, astro da NBA, que estava nos Celtics, deixa o esporte.


    Foram 19 temporadas em quadra, quatro títulos e 15 presenças no All-Star. Dono de um dos maiores currículos da história do basquete, Shaquille O’Neal, que estava no Boston Celtics, anunciou nesta quarta-feira sua aposentadoria das quadras. Aos 39 anos, ele comunicou a decisão em transmissão por vídeo, através de uma rede de relacionamento.
    - Nós conseguimos. Foram 19 anos, “baby”. Eu quero agradecer muito a todos. É por isso que estou falando para vocês antes. Estou me aposentando. Amo vocês. Falo com vocês em breve – disse o astro.


    A Liga vai ter jogadores maiores, já os teve, vai ter jogadores mais engraçados, dificilmente, mas, nunca um jogador vai juntar força, agilidade e, ainda, ser engraçado como Shaq.

    Enquanto a maioria dos grandes jogadores da NBA são famosos por serem sérios e deixarem o vestiário tenso, Shaq era o contrário. O’Neal sempre tentava melhorar o clima com uma brincadeira. Certa vez, Shaq apareceu em antes de um jogo do Los Angeles Lakers vestindo o calção de John Stockton, o diminuto armador do Utah Jazz.


    De acordo com o porta-voz dos Celtics, Jeff Twiss, Shaq não comunicou a decisão ao clube. O astro foi campeão três vezes com o Los Angeles Lakers e outra com o Miami Heat. No total, foram seis times na carreira do jogador: Orlando Magic- onde estreou na NBA, em 1992-, Los Angeles Lakers, Miami Heat, Cleveland Cavaliers, Phoenix Suns e Boston Celtics.

    Na lista de maiores pontuadores da história, O’Neal termina na sétima colocação, com 28.596 pontos. É também o 13º na lista de reboteiros, com 13.099 rebotes.

    Também conquistou títulos importantes com a seleção dos EUA. Foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e campeão mundial em 1994, no Canadá.